Você sabe a diferença entre o ar-condicionado inverter e o convencional?

Você sabe a diferença entre o ar-condicionado inverter e o convencional?

Em meio a tantos modelos de ar-condicionado, é comum surgir algumas dúvidas. Afinal, qual o melhor para o seu ambiente? Qual a diferença entre ar-condicionado inverter e o convencional? Veja a resposta aqui e descubra a melhor solução para o seu caso.

Ar-condicionado inverter e tradicional não funcionam da mesma maneira

Há diferenças entre o ar-condicionado inverter e o sistema convencional, mas se você está co dúvida, basta responder a uma pergunta: você quer economizar na conta de energia elétrica? Se a resposta é sim, o ideal para você é o ar-condicionado inverter, que por funcionar de uma forma diferente do tradicional, pode significar uma economia de até 60% quando comparado com o convecional.

No sistema inverter, o compressor varia a rotação de acordo com a temperatura desejada, o que faz com que a climatização aconteça aos poucos. Esse circuito inteligente de faz com que o aparelho mantenha a temperatura ambiente constante, com muito pouca oscilação, como você pode ver no esquema abaixo.

Já no ar-condicionado convencional, acontece exatamente o contrário. O compressor funciona ligando e desligando para manter o ambiente climatizado, o que causa uma grande variação de temperatura, causando picos de energia – que, por sua vez, consomem grande quantidade de eletricidade. Como o inverter não cria esses picos, ele é muito mais econômico.

Há diferença entre ar-condicionado inverter e o convencional de acordo com a região do país?

Não tem diferença, mas o ar-condicionado inverter pode ser indicado em locais com variações climáticas. Em regiões como o Sudeste, por exemplo, pode haver variações de até 10º C em um mesmo dia, o que torna o inverter uma excelente opção para manter a temperatura constante e evitar a diferença climática prejudicial à saúde. Por outro lado, em regiões em que a temperatura é constantemente elevada, o compressor do ar-condicionado convencional acaba funcionando sempre na velocidade máxima, para compensar a troca de calor com o ar externo. Isso faz com que o consumo de eletricidade seja muito grande, o que não ocorre com o inverter.


Caso haja mais dúvidas sobre o assunto, você pode entrar em contato com a Vagner Eletro.